Exercicios

 Exercícios de flexibilidade para guitarra/violão

 
Muitas pessoas que começam a tocar guitarra ou violão,
 tem alguma dificuldade em alcançar as casas mais distantes.
Este problema pode ser ajudado com alguns exercícios de flexibilidade
 e força para a mão.
Neste artigo veremos três exercícios de flexibilidade para a mão esquerda
(ou direita para quem toca com violão para canhoto).
O primeiro exercício trabalha a abertura entre o dedo indicador e o dedo médio.
O segundo exercício trabalha a abertura entre o dedo médio e o anelar,
e por fim o terceiro exercício trabalha a abertura entre o dedo anelar e mindinho.
A ideia é fazer estes exercícios diariamente até conseguir alcançar a flexibilidade
desejada. Os exercícios são mostrados na parte mais avançada do violão,
mas com o tempo deverá começar a descer para a zona mais recuada
(casas 1, 2, 3 e 4) onde as casas são mais afastadas e exige uma maior
abertura dos dedos.

Exercício 1

Neste exercício treinamos a abertura entre o dedo indicador e o dedo médio. Como diz na tablatura coloque o seu dedo indicador na casa 7 da corda 6, a mais grossa e toque as restantes casas 9, 10 e 11.
Exercícios de flexibilidade para violão

Exercício 2

Este exercício deverá ser o mais difícil, trabalha a abertura entre os dedos médio e anelar. Comece devagar e se precisar utilize a mão direita para ajudar a abrir mais os dedos.
Exercícios de flexibilidade para violão

Exercício 3

Este é talvez o exercício mais fácil pois naturalmente os dedos anelar e mindinho já têm uma facilidade de abertura. Se for demasiado fácil faça na zona mais recuada do violão.
Exercícios de flexibilidade para violão

Exercícios de agilidade para guitarra e violão

Neste tutorial deixaremos mais alguns exercícios de digitação para ganhar agilidade e velocidade na guitarra e violão.

Vamos começar pelo exercício da aranha, este exercício possuí este nome devido à movimentação da mão nas casas da guitarra. Este é um dos melhores exercícios para treinar a coordenação dos seus dedos. Não se preocupe de não conseguir ao inicio, é completamente normal. Faça este exercício pelo braço inteiro da guitarra começando na casa um, depois na casa dois, depois na três. É um ótima ideia utilizar este exercício como aquecimento sempre que for praticar guitarra.

Exercicio aranha guitarra

Palhetada alternada

Pegue numa palheta e toque duas vezes cada corda, uma para cima e outra para baixo quando for a descer da 6ª corda para a primeira, e quando subir toque uma vez para cima e uma vez para baixo em cada uma.

1º Passo: Analise

O primeiro passo é apontar o nosso limite. Crie uma planilha e lá vamos registar todos dos seus limites. Pegue num metrónomo ou utilize um online, e vamos começar pela palhetada alternada. Toque em qualquer corda só a palhetada alternada e vá aumentado a velocidade do metrónomo até chegar à sua velocidade máxima com as notas limpas. Aponte essa velocidade na planilha.
Agora faça o mesmo com a escala crómatica:


Escala cromática

O Treino

Agora vamos ver o nosso treino. Este é um treino de técnica com cerca de 30 minutos, e se quiser evoluir a sério deverá fazê-lo todos os dias.
Palhetada alternada:
    5 minutos movimento:
        - Este é o primeiro segredo, pegue num temporizador e durante 5 minutos, sem importar a velocidade vai palhetar uma corda e vai olhar para a sua mão, o objectivo vai ser, fazer o menor movimento possível. Vai simplesmente concentrar-se em movimentar o mínimo o seu pulso para tocar a corda, isto irá fazer com que desenvolva um movimento bastante mais econômico.
   
    5 minutos a ultrapassar o limite:
        -Este é o segundo segredo. Já deve ter ouvido que devemos começar o mais devagar possível e ir gradualmente aumentando a velocidade para atingir o nosso limite, e isto é verdade até certo nível. À medida que você se torna mais rápido tecnicamente irá precisar de forçar o desenvolvimento. Imagine que está num ginásio e o seu limite é levantar um peso de 20KG, se levantar um de 25KG ainda que mal, o de 20 depois vai parecer mais leve, o mesmo se aplica à guitarra.
Então a ideia é a seguinte. Veja a velocidade máxima que apontou na planilha para a palhetada alternada, imaginemos que era 130bpm, agora vai fazer 5 minutos de seguida a 135 ou 140, mesmo que as notas não soem muito limpas, apenas força 5 minutos.
 
Cromatismo:
    Os princípios aplicados em cima são válidos para qualquer exercício, não mão esquerda iremos trabalhar os mesmo conceitos:
    
    5 minutos de mínimo movimento e relaxamento:
        - A ideia aqui é a mesma mas claro na prática é diferente. O que se pretende aqui é que treine 5 minutos focado única e exclusivamente no movimento da sua mão esquerda enquanto toca uma escala. O objetivo é, e este é mais um segredo, manter os dedos o mais próximo possível das cordas e o mais relaxados que conseguir. Este hábito é essencial para conseguir aumentar a velocidade. Se você toca uma nota e afasta os dedos demasiado das cordas, os mesmos terão de fazer uma "viagem maior" e esse movimento não é econômico. Sinta a tensão desde o seu braço até aos seus dedos, o seu objetivo é manter o mesmo o mais relaxado possível, fazendo os dedo movimentarem-se suavemente pelas cordas. Quando a velocidade é muito elevada estes são fatores decisivo.

    5 minutos a ultrapassar o limite:
        - Mais uma vez, veja a velocidade máxima que apontou e aumente uns 5 a 10 bpm, e faça 5 minutos sem parar intensamente, o exercício de cromatismo, ou qualquer escala. Estes exercícios irão forçar o seu cérebro a ultrapassar o limite.

    5 minutos no limite:
        - Depois de relaxar um minuto para uns alongamentos, volte a tocar mas na velocidade máxima a que consegue que as notas saiam limpas. Agora provavelmente ficará mais fácil.
    Repita o processo durante o tempo que tiver destinado para o seu treino de velocidade.
 
O treino não é complexo, mas o ideal é duplicar os passos deste treino para que os progressos sejam mais rápidos. Quando a sua mão direita já estiver bastante desenvolvida pode fazer só a segunda parte do treino que envolve as duas mãos. Atenção: Não utilize só cromatismo 1-2-3-4, varie as escalas, como escala pentatónica, escalas maiores, cromatismos com a ordem variada, etc.

Pode utilizar todas estas sequências de dedos nos cromatismos:
Sequência 1Sequência 2Sequência 3Sequência 4
    
1 2 3 42 1 3 43 1 2 44 1 2 3
1 2 4 32 1 4 33 1 4 24 1 3 2
1 3 2 42 3 1 43 2 1 44 2 1 3
1 3 4 22 3 4 13 2 4 14 2 3 1
1 4 2 32 4 1 33 4 1 24 3 1 2
1 4 3 22 4 3 13 4 2 14 3 2 1



Exercício dedo 1 e dedo 2

Exercicios de agilidade para guitarra ou violão

Exercício dedo 1 e 3

Exercicios de agilidade para guitarra ou violão

Exercício dedo 1 e 4

Exercicios de agilidade para guitarra ou violão

Como planear o seu treino diário na guitarra ou violão


Um dos maiores (ou talvez o maior) entrave de quem não tem um professor, é realmente não ter uma rotina de treino, não saber o que estudar ou o que treinar e acabar por ficar perdido e desistir com a decepção. Este artigo, para você que quer aprender guitarra, pode ser de extrema importância para o seu sucesso e evolução, por isso peço que leia com atenção as sugestões que irei dar.

Para começar você deve estabelecer objetivos, vau propor um pequeno exercício. Pegue um papel e uma caneta e reflita um pouco: -O que pretendo fazer na música? Onde pretendo chegar na guitarra?

Esta questão reflete o seu objetivo de longo prazo, e irei precisar disto para ajustarmos a sua rotina de treino. Exemplos de respostas possíveis:

- Quero aprender a tocar umas músicas simples para cantar entre amigos.
- Quero estar apto a tocar numa banda de rock.
- Quero ser um compositor e utilizar a guitarra só para me apoiar.
- Quero ser guitarrista clássico.
- Quero viver da guitarra.
- Quero ser uma lenda na guitarra.

Repare que cada um destes objetivos tem exigências diferentes, por exemplo, se você apenas quer tocar umas músicas simples entre amigos não precisará de aprender escalas, técnicas avançadas, etc. Apenas precisará de decorar alguns acordes e treinar o seu ritmo (ou dedilhados). Se por outro lado, quiser ser um guitarrista profissional, imaginemos no mundo do rock, o seu esforço deverá ser direcionado mais ao estudo técnico, escalas, arpejos, improviso, ritmo, etc.

O objetivo aqui é perceber a lógica do que o seu objetivo de longo prazo irá influenciar a sua rotina.

Objetivos de médio prazo

Depois de ter decidido qual o seu objetivo de longo prazo, vamos começar a fragmentar esse mesmo objetivo em objetivos mais pequenos. É uma boa ideia colocar objetivos mensais e através desses objetivos mensais criará um treino diário específico para si.

Vamos então exemplificar. Imagine que você quer ser um guitarrista clássico (violão clássico), então os seus esforços devem ser mais intensos em:
- Leitura de partituras; Saber as notas no braço da guitarra; Teoria musical; Escalas; Dedilhados;

Imaginando que a sua área é a guitarra elétrica e está para o lado do Rock, então os seus esforços devem direcionar-se para:
-Técnica (bends, leggatos, etc);
-Memorização de escalas;
-Ritmo;
-Acordes;
-Solos;
-Etc;

Imaginemos então que quer tocar guitarra elétrica, e nunca na sua vida pegou no instrumento. Então temos de parar e pensar na lógica. No primeiro mês iriamos propor os seguintes objetivos (devemos ser sempre realistas, de nada vale colocar um objetivo mensal como "para o mês quero dar um concerto" se nunca pegamos numa guitarra):

- Conseguir tocar as notas de uma forma limpa (sem trastejar);
- Saber 6 acordes de cor;
- Tocar 3 acordes alternando;

Este é um objetivo possível para quem nunca tocou, mas claro poderíamos incluir mais objetivos para este mês, no entanto deverá analisar como consegue evoluir de mês para mês e então fazer um balanço dos objetivos a incluir.

A rotina diária

O treino deve ser uma junção de 3 tópicos:
-Técnica
A técnica consiste na sua adaptação ao instrumento, exercícios de velocidade, agilidade, precisão, tudo o que tenha a ver com a execução limpa.

- Conhecimento
Aqui entra a parte teórica, conhecer escalas, acordes, intervalos, e tudo que diga respeito à parte teórica.

-Repertório
Ou seja música, aprender e tocar músicas. Este é o tópico que a maioria das pessoas que tocam guitarra dispendem mais tempo, é importante MAS se só dispender tempo neste tópico acabará por estagnar e não conseguir evoluir, é a principal razão de alguns aspirantes a guitarristas não "passarem para o outro lado".

O treino

Uma boa ideia é criar um treino que inclua práticas de 5 minutos. Se conseguir treinar uma hora por dia com este método é garantido que verá resultados expressivos de semana para semana. Então imagine que o seu objetivo mensal é o seguinte:

- Aprender os padrões da escala maior.

- Tocar acordes da primeira posição de forma limpa.
- Tocar 3 ritmos diferentes.

Então poderíamos fazer o seguinte treino:

Técnica:
-Legatos 5';
-Cromatismos 5';
-Acordes 5' + 5';
-Ritmo 5';

Conhecimento:
-Memorização de escala 5' + 5';

Repertório:
- Tocar o que quiser 20';

Aqui teria um treino de quase uma hora. Utilize um temporizador para fazer os treinos de 5 em 5 minutos, verá que a sua concentração será muito melhor, pois ao treinar 5 minutos e descansar um pouco terá tempo de recuperar a concentração.

Deverá incluir os legatos e cromatismos em todas as fases pois são exercícios que lhe darão agilidade e velocidade. Utilize um metrónomo e vá aumentando a velocidade aos poucos.

MUITO IMPORTANTE: Comece devagar, mesmo muito devagar em tudo. Um dos maiores erros é querer avançar rápido demais, acredite que quanto mais devagar treinar mais rápido melhorará. São ideias que parecem se contrariar mas é verdade.

É uma boa ideia criar uma folha de excel para o estimular e motivar, assim é quase como um livro de ponto. Veja um treino mais intermediário:

Rotina treino de guitarra

 

 

6 comentários: